Especialistas esclarecem as 5 dúvidas mais comuns sobre intimidade durante a menstruação.

Mulheres

5 Coisas que a mulher deve saber sobre sexo e menstruação

Especialistas esclarecem as 5 dúvidas mais comuns sobre intimidade durante a menstruação.

Especialistas esclarecem as 5 dúvidas mais comuns sobre intimidade durante a menstruação.

Muitas mulheres têm dúvidas do que podem e não podem fazer durante a menstruação, principalmente quando se trata da intimidade do casal. É importante conversar com o seu marido e decidir o que os dois preferem, mas antes de qualquer coisa é bom levar em conta estas 5 coisas sobre intimidade durante a menstruação.

1. Pode-se ter intimidade enquanto estiver menstruada?

Se você e o seu marido não se importarem, não há problema. A intimidade durante a menstruação não é proibida por médicos, mas há alguns fatores importantes que as mulheres devem estar cientes.

2. O fluxo ou ciclo menstrual é modificado?

O período menstrual pode ser modificado se o casal tiver intimidade durante a menstruação. Mas ao contrário do que muitas mulheres pensam, o período pode encurtar e não alongar.

Carmita Abdo que é psiquiatra e professora das Universidade de São Paulo diz ao site Minha Vida: “Se as contrações uterinas durante a excitação e orgasmo forem intensas, pode acontecer de o tempo de sangramento ser reduzido em um dia, por exemplo”.

3. Corre o risco de contrair infecções?

Médicos altamente recomendam o uso de proteção durante a intimidade se a mulher estiver menstruada. Como há sangue, as probabilidades de infecções e até de transmitir doenças aumentam.

A médica ginecologista Lauren Streichen comenta para o site Everyday Health que há duas razões para o risco. “Qualquer fluido corporal pode carregar HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis. E durante o período, o colo do útero se abre ligeiramente, o que permite a passagem de vírus.”

A médica também diz que as mulheres correm mais riscos de infecções durante a menstruação. “As partes íntimas das mulheres normalmente mantêm um PH de 3.8 a 4.5, mas durante a menstruação os níveis aumentam por causa do PH elevado do sangue.” Por isso é bom deixar claro para o seu marido que a melhor opção é usar proteção.

4. Corre risco de engravidar?

A mulher corre o risco de engravidar durante o período menstrual, mas é algo bem raro de se ocorrer. A gravidez pode ocorrer porque podem haver alguns ciclos irregulares ou curtos.

As mulheres normalmente têm um ciclo menstrual de 28 a 32 dias. A médica ginecologista Michele Hakakha explica que “uma mulher com o ciclo mais curto (de 24 dias, por exemplo) pode ter 7 dias menstruando, ter intimidade no seu último dia de menstruação e ovular 3 dias depois. Como o esperma vive de 3 a 5 dias, ela com certeza pode engravidar.”

5. Pode ser anti-higiênico?

O sangue da menstruação é como qualquer outro fluido do corpo. De acordo com o site Minha Vida os especialistas dizem que não há problema algum em ter intimidade durante o período menstrual e nem há efeitos colaterais. Há alguns riscos como infecções, por isso é importante usar proteção neste período.

(Source: familia)

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2015 The Mag Theme. Theme by MVP Themes, powered by Wordpress.

To Top