“Não a sinto assim tão diferente”, disse a menina à BBC

Mundo

Amputaram perna de menina de sete anos e implantaram ao contrário

“Não a sinto assim tão diferente”, disse a menina à BBC

Muito pouco antes de fazer sete anos, Amelia Eldred, uma pequena dançarina com grandes sonhos, foi diagnosticada com um tumor com dez centímetros na perna esquerda.

Quando o tumor começou a não responder à quimioterapia, os médicos explicaram aos pais da menina, que o membro teria de ser amputado, mas que tinham a solução para ajudar a menina a manter a mobilidade.

Amelia foi então submetida a um procedimento raro e complexo, em que os cirurgiões lhe amputaram a perna ao nível da coxa removeram a parte central – do fémur que era onde estava o tumor instalado – e voltaram a implantar a parte debaixo da perna na de cima, mas ao contrário.

Isto porquê? Porque desta forma, mais tarde, Amelia vai poder usar o tornozelo e o pé como se fossem um joelho e assim enfiar o pé numa prótese para poder andar, correr e dançar outra vez.

“Não a sinto assim tão diferente”, disse a menina à BBC, “mas é diferente quando quero andar porque está ao contrário – quando a mexo para cima ou para baixo ou para os lados, ela mexe vou para o outro lado porque é o lado errado”, acrescentou.

Amelia tem um osteossarcoma, o tipo de cancro mais comum nas crianças, que tipicamente afeta o fémur e a tíbia ou o úmero, mas que quando tratado cedo tem uma taxa de sobrevivência entre 70 a 75%.

Ainda lhe faltam dois meses de quimoterapia pela frente, mas parece que a nova perna lhe terá dado um novo ânimo para continuar.

Desde a cirurgia que a menina desenvolveu até novos sonhos, “Ela fala de como a nova perna lhe vai permitir viajar pelo mundo um dia e talvez entrar nos Paralímpicos”, revelou a mãe.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2015 The Mag Theme. Theme by MVP Themes, powered by Wordpress.

To Top